O despachante aduaneiro
A profissão de Despachante Aduaneiro surgiu nos anos 500 da Era Cristã, quando era confundida com a de Solicitador Administrativo Colonial, criando a função de Alealdador.
O Despachante Aduaneiro está inserido no contexto legal e funcional do Ministério da Fazenda, sendo considerado um fundamental auxiliar técnico da administração pública.
Sua colaboração e importância se deu, inclusive, na implantação do SISCOMEX, substanciadas não só na parte operacional em si, mas igualmente nas inúmeras sugestões oferecidas às autoridades aduaneiras.
O Despachante Aduaneiro é um importante elemento de apoio às exportações brasileiras, possuindo todas as condições de segurança e operacionalidade necessárias ao melhor desempenho de tais atividades.
O Despachante Aduaneiro tem a função de orientar e conduzir os seus clientes pelos melhores caminhos.
São muitos procedimentos a serem realizados, desde a análise documental, até o acompanhamento do desembaraço da mercadoria.
É preciso muito conhecimento e competência para que o processo de importação ou exportação seja tratado com profissionalismo, dentro de caminhos adequados, com agilidade e segurança.